quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ALVORADA DO NOVO MUNDO

Um mundo materialista onde o exibicionismo é premiado e a personalidade individual é alienação da realidade. Falta pouco para o espetáculo que rende lucros às redes de televisão, deixe de ser ensaio geral e se transfira para algumas casas escolhidas, depois para um bairro e finalmente uma cidade.

Não sei quanto tempo falta para esta etapa, já programada. Os jornalistas já devem saber, mas obedecem ao comando do estado: guardam segredo para não estragar a surpresa preparada pela equipe do Grande Irmão.

Os habitantes do planeta estão desmoralizados. Os governantes lançam a isca do crédito fácil e todos serão devedores fascinados pelo consumo que “move a economia”.

Até há pouco tempo era a poupança que garantia a economia individual. Agora é a gastança alardeada pelos sátrapas abençoados pelos banqueiros (em crise?) que convidam prefeituras e indivíduos a consumir, gastar até mais não poder, gastar mais do que vão produzir nos anos vindouros, dizendo que isto vai “salvar a economia”.

O trabalho de milênios, o trabalho produtivo de cada dia, as poupanças que geraram a riqueza que eles varreram do mapa, deixam de ter significado para os “jornalistas” e “âncoras” especializados em economia.

Vale agora empenhar-se e comprar mais e mais, devendo mais e mais. Até o dia em que as senhas, os telefones celulares, os chips, as câmeras acompanhem cada passo, cada pensamento, cada palavra de cada escravo cidadão.

A vida de cada um em permanente perigo e dependente da ração que logo deixará de ser bolsa família para ser chip implantado em cidadão devedor, “cada um no seu quadrado”. A “religião-ideologia do ouro-poder” dominando totalmente, tudo e todos.

A educação para manter a ignorância. Nossa juventude ignora por completo os conceitos de estado democrático de direito, ignora as liberdades responsáveis e a mesma história.

As drogas já reduziram a capacidade crítica, tanto quanto os aspectos correntes da cultura e mega shows. É mais fácil controlar ignorantes e drogados que desprezam princípios e valores que pensadores livres oposicionistas. A sociedade dividida: governantes, operadores e servos consumidores.

Nos Estados Unidos uma revista já estampou a manchete de capa: “Somos todos socialistas”. Por aqui ainda insistem em mentir, confundir. Mas a obra está quase completa. O filósofo Olavo de Carvalho advertiu aos ouvintes do seu talk show que o comunismo brasileiro é uma realidade sem retorno.

Nacionalismo, humanidade, democracia, religiosidade, liberdade, são conceitos embolorados, já arquivados na memória dos computadores. Quem for contra leva um pé no traseiro ou é ridicularizado, se não eliminado. Triste realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário