quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

EDUCAÇÃO PARA TODOS? QUE EDUCAÇÃO?

Uma amiga, diretora de escola me dizia há poucos dias: “Hoje participei da reunião de organização das escolas para 2009. Até a pauta de reuniões internas das escolas, foi direcionada pelos gabinetes. Controlam até nosso cronograma e nossas palavras.”

Ela ainda não percebeu que o controle das ações e das palavras está a um passo do controle mental. Pelo menos, ela sabe que nos dias correntes, a função que ocupa significa pouco mais que a de um cabo eleitoral.

Quando distribui uniformes, leite, material escolar, está colhendo a aprovação dos pais para a generosidade do político no poder. Tanto que uma mãe desesperada pediu-lhe um cartão do bolsa família. Informada que devia procurar o Prefeito, retirou-se chorando.

No sermão de uma data comemorativa, o Cardeal da Bahia ergueu a voz contra o partido do governo chegando a referir-se ao “mensalão”. Talvez o Pe. Ricardo, lá no Mato Grosso tenha acolhido a fala e reproduzido para seus seminaristas e paroquianos.

São dois gatos pingados conhecidos neste universo da fé, ativos e na contra mão dos sacerdotes e fiéis da teologia da libertação marxista. Como são pingados os gatos confiáveis no panorama político nacional. Em contrapartida temos a massiva, barulhenta, cínica e brutal propaganda paga pelos cofres públicos para arrasar com todos os valores da nossa formação cultural.

Toda a liberdade é garantida aos socializantes terroristas para atuar contra tudo quanto é contrário à liberdade. Eles podem roubar, matar, drogar-se nas ruas, enfrentar a polícia, depredar o patrimônio, seqüestrar, fazer tudo quanto, em sã consciência, é antiético e censurável. A fragilidade da Lei e da Ordem, atestam a ausência do estado democrático de direito.

Os amigos que formaram os governantes nas práticas do terrorismo, voltam a depender da Rússia, cujo neo capitalismo de estado socialista aparece como bonzinho e volta às Américas em nova onda de expansão.

O irmão Castro da vez assinou dezenas de contratos e os russos vão cuidar da educação, esportes, reaparelhagem da pesca, aviação, pesquisa em biotecnologia, exploração de níquel e hidrocarbonetos... e mais!

O Chavez fica aliviado para investir mais em seu projeto pan americano. E o doméstico LuLu doméstico continua fazendo o meio de campo. As forças que antes de antigamente preservavam a consciência e a soberania nacional estão anuladas, salvo uns poucos gatos pingados.

Cada cidadão por si mesmo e Deus por todos. Os governantes? Ora os governantes estão ocupados em manter-se no poder sem oposição. Que experiência os jovens podem obter de escolas do ensino básico, médio e superior, que trabalham para incutir a submissão à ideologia e violência do poder?

Eles impõem o modelo socializante decretando ser o melhor. E negam as escolhas e decisões individuais a toda a sociedade. A liberdade que eles oferecem implanta a irresponsabilidade. A liberdade verdadeira aponta para a responsabilidade individual, responsabilidade para com a pátria e a nação. Isto as escolas deixaram de ensinar.
Eis o que diz Olavo de Carvalho, em artigo publicado no Diário do Comércio de 27 de Janeiro p.p.:
“Educação é uma conquista pessoal, e só se obtém quando o impulso para ela é sincero, vem do fundo da alma e não de uma obrigação imposta de fora. Ninguém se educa contra a sua própria vontade, no mínimo porque estudar requer concentração, e pressão de fora é o contrário da concentração.
O máximo que um estudante pode receber de fora são os meios e a oportunidade de educar-se. Mas isso não servirá para nada se ele não estiver motivado a buscar conhecimento. Gritar no ouvido dele que a educação é um direito seu só o impele a cobrar tudo dos outros – do Estado, da sociedade – e nada de si mesmo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário