sábado, 12 de junho de 2010

MÚSICA E CONTEÚDO



Num curso livre frequentado por psicólogos e terapeutas, o orientador pediu aos presentes uma análise da conhecida música "Casa no campo". O resultado resumido foi o seguinte: Qual o significado escondido desta letra que à primeira vista parece tão bucólica, tão romântica?

A mensagem retrata alguém que quer fugir de tudo e de todos, da vida. Alguém que quer ficar somente com "os amigos leais". Uma pessoa que fala em ver "carneiros e cabras pastando solenes no... jardim" (pura alucinação! Pobre do jardim!) Uma casa onde possa "plantar os amigos leais'... "plantar e colher com a mão a pimenta e o sal" (pimenta = maconha e sal = cocaína) e tudo resulta no "silêncio das línguas cansadas"...

Finalmente: "a certeza dos limites do corpo e nada mais"... o mundo não existe! Somente "os amigos, os discos e livros e nada mais. Considerando quem são os amigos leais descritos... conclua você mesmo.
A "pimenta", o "sal" e outros instrumentos de alucinação e fuga da realidade, começaram por matar os ídolos da juventude nos anos 60: Joplin, Hendrix, Elis... hoje matam muito mais insatisfeitos com a realidade.

Somente a familia, a religião e a escola formam pessoas capazes de transformar realidades pessoais em  desafio e estímulo, aprendizagem e superação. Bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário