terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO SÓ-MENTE

Por Arlindo Montenegro

Sei lá! Cada momento da vida um aprendizado novo está na frente do nariz da cada quem. E parece haver uma fôrça luciferiana agarrando os ombros da gente e conduzindo para olhar as sombras, para o lado misterioso das coisas ocultas, não reveladas do mundo exterior, onde reside o fascínio de toques, cores e sabores. Prazeres ou dores.

O cérebro comanda. Os cérebros saudáveis desde a concepção, estão presentes nas pessoas capazes de fazer escolhas proativas, mantendo-se independentes, livres, afastadas do vozerio circundante. Isto parece acontecer com uma parcela ínfima da população, destacando-se exemplos de pais, mestres, grandes músicos, literatos, dramaturgos, filósofos e alguns cientistas, cuja obra permanece atual, aberta, embora grafada há gerações.

São marcos na história da humanidade carregados de simbolismo e sugerindo os caminhos para uma vida plena, para aceitar o desafio de alimentar-se no mundo exterior com os melhores frutos e sementes, aprender desde cedo a plantar para a coleta do dia porvir com ou sem a presença da gente. É aí que a gente cai do cavalo e cai na tentação de comer dos frutos "proibidos".

Na ânsia de cortar caminho e saber o que a curva esconde, de repente, uma vozinha safada nos diz: "Vai, ultrapassa! Depois da curva é um barato!". A gente atende e cai no atoleiro, imitando os outros, querendo agir como os outros, pensar coletivamente. Ledo engano. Cada um é carente de meditação, auto conhecimento. Mas parece que pouca gente busca conhecer a si mesmo e a propria capacidade jaz inexplorada.

O mundo exterior atrai com armadilhas e diversões, sem que sobre espaço para os exercícios da meditação, do silêncio que leva ao contato com os arquivos mentais interiores, onde residem as emoções que afetam o comportamento da gente. Hoje há um descarte das emoções éticas. E todo o aprendizado da gentileza e do respeito para com o semelhante foi como que esquecido ou desprezado. Gentileza é frescura!!!

Houve tempo em que o aprendizado nos conduzia a ceder o assento num ônibus, às mulheres e mais velhos. Ceder a passagem liberando o lado direito do calçada ao cruzar com mulheres, crianças e velhos. Lavar as mãos antes das refeiçoes e agradecer (a Deus no coração de cada um, ao agricultor, ao Universo) antes de encher a pança. Aquela breve oração antes de adormecer, os propósitos para o dia seguinte. A oração ao despertar no reencontro consigo mesmo... tudo velharia descartada como inútil.

Melhor viver a grande aventura da adrenalina de Ulisses, amarrando-se ao mastro do navio, para ouvir o canto das sereias mesmo tendo que viver condição de porcos à mercê de Circe e seus feitiços. De antemão a gente já sabe que existem variedades, dissonâncias na harmonia universal, que estimulam e levam a experiências maravilhosas, dirigindo de modo lúcido o corpo que nos foi doado, conduzindo-o racionalmente pelas estradas da vida. Mas agora, a moda é a adrenalina, o superhomismo e superbundismo idiota.

A gente sabe quando um pai ou mestre ensina, praticamos e aprendemos mais sobre as capacidades adormecidas. Quando estimulamos áreas do cérebro que nos transportam a estados de consciência criativa e nos habilitam a experimentar a calma e segurança em meio ao desastre ou ruina. Depois de cada tempestade com raios e trovões que parecem lembrar a cada um sua condição microscópica, vem a luz e a brisa acariciante.

Isto acontece no contato com o mundo exterior e é possível experimentar no mundo interior, este desconhecido. Foi objeto durante muito tempo do estudo de religiosos e de bruxos, de homens de ciência e de literatos, músicos e psicólogos. Mas parece que a matriz, a fonte espiritual destes estudos, também foi descartada no ambiente do coletivismo que obriga os viventes a reconhecer como valor apenas o sucesso material.

Poucos podem conhecer Shakespeare, Ibsen, ou Eurípedes que há quase meio século antes da era cristã, utilizava os mitos e símbolos, num teatro agudo e com ensinamentos psicológicos e críticos como em "As Troianas", quando as mulheres "entram em greve" para lembrar que também são membros ativos e vitais na organização da sociedade. Até hoje!

Quem conhece o Edipo Rei de Sófocles ou o teatro de Aristófanes? Quem conhece o libreto das grandes óperas cheias de simbologia, mensagens para um mergulho nas profundezas interiores? Uma parcela mínima de gente tem acesso às fontes de alimentação espiritual, artística ou religiosa. A engrenagem impede o encontro de cada um consigo mesmo e empurra para a amálgama de envolvimentos passageiros, opinião coletiva, massacre do indivíduo.

Ao estado que se configura como poder gigante aterorizador em todas as nações, interessa que o pensamento seja exclusivo de contingentes menores, ínfimos, daqueles que já nascem marcados para dirigir, sem escrúpulos, sem limites, com a visão limitada ao que está diante do nariz, sem importar o quem somos, de onde viemos, porque e para que estamos aqui, para onde vamos.

Quanto mais estúpidificados, maiores contingentes podem ser utilizados como "massa de manobra", como "inocentes úteis", nesta cruzada em que os deuses são banqueiros e os cruzados são adestrados para cavar e cavar em busca do ouro que nada tem de sagrado e espiritual. Fazem-no em troca do pão e do circo que hoje se manifesta na sujeira e baixeza moral de programas de tv que invertem valores, que nem este apresentado como um "zoológico" que induz aos mais baixos e infames comportamentos.

Nosce te ipsum! Foi escrito no templo de Apolo, em Delfos na antiga Grécia. Conhecer-se foi um roteiro desfigurado pelas religiões distorcidas e associadas ao poder. Para os poderosos a liberdade é ameaçadora, mais ainda se fosse um valor dominado e prezado por todos, desde o berço.

Um comentário:

  1. Montenegro

    Cada texto seu é uma auila de um grande mestre, a iluminação de suas ideias esclarec com nitigez absoluta a essencia natural da sociedade humana.
    O povão sempre foi considerado por todos os dirigentes sejam eles quais foram como massa a ser explorada ,bucha de canhão e que devem ser mantidos na cangalha da ingnoracia e entretenidos com o "circo" vulgar mais deleterio possivel. Hoje temos quase 7 bilhões de seres humanos no planeta mais da metaade são completamente miseraveis e ignorantes, essa massa humana são chamados de "bocas inuteis " pelos sinistros liders da Nova Ordem Mundial e como nada produzem ou servem são mantidos no abandono e na periferia da vida digna. A NWO (ONU) tem como um dos seus mais terriveis objetivos a redução da população mendial... Isto é o genocidio em escala global de mais da metade da população existente. Esta ai na internet milhares de paginas e ssites inclusive no youtube o que estão já fazendo para que isso aconteça. As catastrofes "naturais" não são por acaso a terrivel arma dos EUA a HAARP é real! Ela muda o clima e provoca sim terremotos atraves das ULTRA LOW FREQUENCIES lançadas em massa em um ponto da atmosfera que provocam uma alteração climatologica catastrofrica. Então com diluvios caindo do ceu vc acaba com campos de produção de alimeento e dai advem a FOME... doenças mortes o processo já começou! Estamos todos na alça de mira do grande Leviatã Mundial que inexoravelmente nos destruirá atodos salvo se as Potencias Celestes os impedirem antes, pois dependendo dos desgoverno da terra ,estes já estão todos cooptados e acumpliciados pela besta fera da nova ordem mundial.

    ResponderExcluir