quarta-feira, 23 de julho de 2014

ESTA GENTE QUE NOS ENVENENA



Desde antes do PT tomar o poder, os camponeses organizados pelo MST e Via Campesina aparecem nos noticiários. Se o PT quisesse mesmo uma reforma agrária e a fixação do homem do campo em pequenas propriedades, talvez organizados em cooperativas ou vilas rurais, teria feito isto. Dinheiro não faltaria, como não faltou para desvios cujo montante desconhecido ultrapassa facilmente  a casa dos bilhões. O novo rico Lula está hoje entre as maiores fortunas do país e associou-se a Collor, Maluf, Renan e Sarney, entre outros, aos quais se referiu por vezes como "corruptos".

Este assunto da produção rural no Brasil tem um histórico impiedoso, que se acentuou no período de poder petista, quando caíram as restrições à utilização de sementes transgênicas, principalmente de milho e soja. Uma nova Lei de Sementes,  aprovada em 2003, restringiu o replantio de sementes produzidas pelos médios e grandes agricultores em  suas propriedades. Pior ainda: a certificação de empresas produtoras de sementes e outros mecanismos deixaram de ser atribuições do Estado e passaram à iniciativa privada. Imediatamente os controladores internacionais, grandes empresas, em pouco tempo dominaram o mercado de sementes. Sobrou a Embrapa.

Quem domina o mercado é a Monsanato que engoliu a FT Sementes e a Agroceres que era a maior produtora de sementes. Dow Agro Science adquiriu outras quatro empresas naionais; a DuPont comprou a Pioneer que atuava com sementes de milho desde os anos setenta. A Bayer adquiriu a Agrevo e mais três empresas produtoras de sementes de milho e soja. A Monsanto adquiriu parte das três multinacionais.  Em 2005 a Nidera adquiriu os programas de milho da Bayer e a Monsanto adquiriu a Agroeste, líder no setor de milho híbrido.

E hoje mais de 50% das sementes de soja são comercializadas pela Monsanto, acompanhadas dos agrotóxicos que garantem a fertilidade de suas sementes e a mortandade das abelhas. Os lobistas agora tentam fazer passar no Congresso uma lei que libere a comercialização das sementes Terminator, proibidas no mundo inteiro. 

Estas mesmas companhias, associadas à Coca cola, Kellogg's, Pepsi Cola, Kraft, Tostito's, Tropicana e outras, tanto nos Estados Unidos como no Brasil buscam implantar leis que proíbam a rotulagem que indique" produtos geneticamente modificados", ou seja ocultar aos consumidores que estão adquirindo alimentos portadores de toxinas, uma coisa que meio mundo já sabe, exceto os brasileiros....

Somente nos EUA, estas empresas destinam 70 milhões de dólares em contribuições de campanha para os políticos, Isto lá. E aqui a corrupção é conhecida, em parte investigada e poucos são os colarinhos brancos que respondem pela roubalheira. Muitos são blindados e a justiça nem chega a receber denúncias contra os mandantes, como os autores intelectuais do mensalão petista, que deixaram de ser julgados por formação de quadrilha.

Como fazer para salvar a saúde física e ética deste país? Aqui ninguém é informado sobre as propriedades cancerígenas do Aspartame, presente nos refrigerantes da coca cola, pepsi e outras marcas; ninguém sabe que a soja transgênica presente nos óleos de cozinha danifica o fígado; que a gordura vegetal hidrogenada, presente em muitos pães, farináceos para bolos, sorvetes, biscoitos e até em manteigas e margarinas, provoca o enrijecimento das paredes de veias e artérias, provocando rompimentos quando o organismo é submetido a esforços maiores. Nos rótulos nada disso aparece, nem que os organismos geneticamente modificados, isto é os transgênicos podem causar, comprovadamente, vários tipos de câncer.

Estas empresas vendem o lixo que a maioria das pessoas ingere como alimento. A Monsanto investe no mundo inteiro, para matar prometendo "alimentos para o mundo". Com a imposição e forte investimento destes dominadores do comércio mundial de sementes corrompendo pessoas e instituições, até a Embrapa, mundialmente conhecida por sua excelência em pesquisa passou a atuar como elo desta cadeia liderada pela Monsanto, a mais violenta das corporações do planeta.

Tudo quanto se cultiva hoje no Brasil, com anuência oficial é transgênico e carregado de agrotóxicos produzidos pelas seis grandes multinacionais: Monsanto, Dupont, Dow Chemical, Basf, Bayer e Syngenta. Em Junho de 2013 a Monsanto foi condenada a devolver a cobrança indevida aos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso, num total acordado de 212 milhões de Reais referente às safras de 2011 e 2012. Cobravam royalties pela patente das sementes.

Fontes de referência:
ABRASEM. 2007. Estatísticas http://www.abrasem.com.br/estatisticas/index.asp

ALMEIDA, P.; Cordeiro, A. 2002. Semente da Paixão: estratégia comunitária de conservação de variedades locais no semi-árido. Rio de Janeiro: ASPTA. 72p.
 
EMBRAPA SOJA. 2006. Tecnologias de produção de soja – Paraná 2007. Londrina: Embrapa Soja. 217p.  

SATO, G.S.; MOORI, R.G. 2003. Impacto da biotecnologia na indústria de sementes no Brasil. Informações Econômicas, 33(9): 44-53.
  
SeedQuest. 2006. Embrapa e Monsanto apresentam resultados de pesquisa.  http://www.seedquest.com/News/releases/2006/november/17504.htm  
   
SeedQuest. 2007. Embrapa e BASF firmam  acordo inédito de cooperação na área de biotecnologia vegetal no Brasil.  http://www.seedquest.com/News/releases/2007/august/20028.htm 


Valor Econômico. 2007. Foco em milho garante à Monsanto receita recorde. Jornal Valor Econômico, Caderno Economia, 11/10/2007.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário