domingo, 22 de março de 2015

CURIOSIDADES

ASPECTOS DE SINGAPURA
Mario E. Fumero, 17 de Março de 2013

Como enfrentar a delinquencia quando o Estado falha? É simples, basta pesquisar como outros países enfrentaram o problema. Um dos modelos mais exitosos foi executado em Singapura. (1)



Antes de 1960, Singapura era um dos países mais violentos do mundo. Os índices de criminalidade eram os mais altos, devido à vizinhança com a Malasia e a China. O pão de cada dia era o tráfico de drogas. A norma era a  impunidade e o descaso do governo. As mulheres que saiam de casa corriam o risco iminente de ser abusadas sexualmente e assassinadas. A capital, Singapura, era uma das cidades mais sujas da Ásia, com trânsito caótico. Imperava a desordem e o tráfico de influências.

No começo do segundo milênio surgiram as guerrilhas terroristas e os homicídios se multiplicaram aumentando a insegurança da sociedade. Em 2004, Lee Hsien Loong chegou ao poder promovendo mudanças repressivas e radicais. As drogas, a corrupção e a violação de mulheres foram criminalizados e fortemente reprimidos. A redução da insegurança foi fantástica. Hoje, Singapura é um dos países mais seguros da Ásia.

Há doze anos as prisões continham 500.000 prisioneiros. Seis meses depois, somente 50. A maioria foi para os trabalhos forçados. Muitos criminosos incorrigíveis, narcotraficantes e violadores de mulheres foram condenados à pena de morte. E o governo foi mais longe, decretando que todo político, policial, militar ou qualquer figura pública, após comprovação sólida do envolvimento em atos de corrupção, seria condenada à morte.

O sistema de governo é parlamentarista. O sistema jurídico e político apoiado na legislação e o exercício da força policial competente, permitem ao país gozar de estabilidade. Atualmente Singapura ostenta nível econômico superior à Espanha. Conta com os melhores centros educacionais da Ásia e a Universidade Nacional está entre as 30 melhores universidades do mundo segundo o Suplemento de Educação Superior do  Times de Londres.

UNIVERSIDADE DE SINGAPURA

Comparativamente, a melhor universidade da América Latina, a Universidade Nacional Autônoma do México, ocupa o 150 lugar neste ranking. Singapura oferece força de trabalho das mais qualificadas e muitas empresas estrangeiras operam no país, devido à segurança e produtividade.

Para os olhos forasteiros e de alguns organismos de Direitos Humanos, o modelo implantado em Singapura é restritivo e juridicamente autoritário. Estas medidas alcançaram seu objetivo: forçar a mudança de postura na conduta do cidadão, criar e desenvolver valores que dão segurança às pessoas. Internacionalmente o país detém um dos mais baixos índices de criminalidade e violência. É comum nos últimos anos, encontrar nas ruas e parques da cidade, lixeiros com uniformes que os identificam como condenados por delitos menores.

Os nomes, fotos, desenhos e atos de violadores e pequenos delinquentes condenados são publicados nos jornais e as sessões de julgamento são transmitidas pela televisão. Os delinquentes sabem o que os espera e estas práticas, impopulares para os que defendem "direitos humanos", serviram para frear a delinquencia numa das zonas mais conflitivas do mundo, onde as drogas circulavam abertamente.

Singapura foi censurada pela Anistia Internacional por adotar métodos de justiça com a execução de criminosos. As execuções sumárias acontecem ao alvorecer das sextas feiras. Os familiares podem recolher os restos dos condenados com o certificado de morte horas depois da execução.

Singapura é um dos países com maior nível educacional, estando entre os mais prósperos e seguros do mundo, com a renda per capita mais alta da Ásia e de outros países do mundo desenvolvido.  

(1) NOTAS DESTE BLOG - A República de Singapura, situada na península da Malasia, ocupa 61 ilhas e na maior delas está a capital, Singapura. O número de execuções anuais não ultrapassa os 10 e o Primeiro Ministro Goh Chok Tong declarou recentemente: "Não concordo com a aplicação da pena capital. Entretanto é a severidade da Lei em Singapura que indica aos traficantes de drogas e criminosos para pensar mais de uma vez..."




Nenhum comentário:

Postar um comentário